15 DE JANEIRO – FESTA DO SANTO AMARO em Alfeizerão.
Dizem ter mais de trezentos estes festejos em honra do Senhor Santo Amaro. Vinham forasteiros de todas as terras aqui à volta, para pagar em cera as promessas feitas ao Santo. Da Nazaré vinham grupos de pessoas a pé em peregrinação e mais tarde em camionetas de excursão. Era um gosto vê-los trajados a rigor – as mulheres com as sete saias, as blusas com grandes rendas nas mangas, cachenés na cabeça, os lindos aventais bordados e as chinelas de verniz. Eles com as camisas de escocês e calças de surrobeco, calçando tamancos de pele e sola de madeira. Usavam barrete de lã na cabeça e por vezes traziam o gabão de burel castanho, de mangas largas e capuz em bico, cujo comprimento ia até aos tornozelos. Mas muitas mais atrações havia… A Alvorada de 100 tiros, a barraca do Ti Rafael “ Pifre”, a barraca do Ti António Carreira com o frango assado (que só se comia em dias de festa), o Ti Hermínio com a barraca do Tiro e o algodão doce, as vendedeiras dos pinhões, o fotógrafo “à la Minute” e as rifas da Quermesse. Tudo era bonito, tudo nos fazia sonhar durante um ano inteiro – até o vestido ou uns sapatos novos que só se tinham pela Festa do Santo Amaro . Com os anos tudo tem vindo a mudar, já passou a época em que havia Pistas de Carrosséis, Carrinhos de Choque, o Poço da Morte e Bailes Monumentais badalados em toda a região. Mas tudo foi mudando, agora só resta a tradição com as Vendedeiras dos Pinhões, as Farturas e o Algodão Doce e a Barraca/Restaurante que continua a ter o melhor frango assado da região.
FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO -1º Domingo de Setembro em Alfeizerão.
Reza a história que começou a ser realizada em 1923, por Ação de Graças a N. S.ª do Rosário, depois de ter sofrido um desgosto de amor que levou o alfeizerense José Augusto da Polónia quase ao desespero. Foi no templo da sua freguesia que recuperou novas forças e ali idealizou a realização de uma Festa. Tinha apenas 15 anos, por isso convidou outros conterrâneos e tudo se realizou conforme idealizara. Depois das despesas efectuadas e verificadas as esmolas conseguiram um saldo positivo de 600$00, que foram gastos na conservação do templo. Nos anos seguintes a FESTA/FEIRA realizou-se no mesmo dia mas então os agradecimentos eram feitos pelos Criadores de Gado (que faziam demonstrações e concursos para os melhores Animais). Também os Embarcadiços que elegeram a Nª Senhora do Rosário como Padroeira dos Marítimos da Nossa Freguesia, concorreram para a ajuda e organização da festa, ainda há pouco tempo eram estes devotos que levavam o andor na Procissão. Os anos foram passando e tudo se transformou e estas tradições têm vindo a transformar-se noutros atrativos - Corridas de Bicicletas, Gincanas, Bailes, Atuações Musicais, vendas de Comes e Bebes, etc.
Foi no dia 21 de Junho de 2011 que começaram os FESTEJOS DO 20º ANIVERSÁRIO DA REELEVAÇÃO DE ALFEIZERÃO A VILA - houve Tertúlias de História com vários oradores, passeio pedestre com explicação dos locais visitados, passeio equestre, projecção de Cinema antigo com a atriz Maria Domingas, natural de Alfeizerão, representação de Teatro, BTT, tendo terminado com uma representação de um Mercado Antigo com a representação de todos os lugares da freguesia a vender os seus produtos hortícolas, galinhas e coelhos, vendedores de ovelhas, comes e bebes. Animação musical espontânea com concertinas, sanfonas e castanholas. Houve o cuidado de todos os participantes estarem trajados à época e não serem utilizados artigos modernos que ferissem a sensibilidade.
FESTA DE N. S.ª DO ROSÁRIO – 2 e 3 de Fevereiro no CASAL DO PARDO. Foi com a formação de uma equipa de amigos, que surgiu a construção da Capela e logo após começou a realizar-se a Festa Anual em Honra da N.ª Senhora do Rosário.
FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – realiza-se no 1º fim-de-semana de Maio no CASAL VELHO. Começou a realizar-se depois da construção da Igreja no lugar.
FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE – MACALHONA.
FESTA EM HONRA DA SANTA QUITÉRIA – no último domingo de Agosto – no VALADO de SANTA QUITÉRIA
Também os Santos Populares têm sido assinalados em vários lugares da freguesia (entre 2013 e 2019) com a organização de marchas populares em Alfeizerão, Casal Velho, Casal Pardo e Macalhona, em alegres cortejos festivos matizados de cores e música.
©2022 · IDStudies · Todos os direitos reservados